Nova droga capaz de alterar memórias

Alterar memórias más em boas poderá estar apenas a um comprimido de distância, segundo um novo estudo publicado no jornal “Clinical Endocrinology & Metabolism”.

Pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá dizem que a metirapona, uma droga que bloqueia a hormona do stress (cortisol), também parece alterar as memórias dos pacientes, minimizando as suas lembranças de acontecimentos maus – Mas será isto uma coisa boa?


 

Marie-France e a sua equipa avaliaram os efeitos da metirapona num grupo de jovens, mostrando um vídeo a documentar uma lesão grave de uma jovem que estava a construir uma casa para pássaros com os avós quando teve um grave acidente e foi levada para as emergências.No final, a jovem ficou bem mas os detalhes da sua lesão envolveram muito sangue e imagens perturbadoras.

Três dias depois de assistirem ao documentário, a equipa deu a cada um dos jovens ou uma dose de 750 miligramas,  ou uma dose dupla de 1500 miligramas ou um comprimido falso, sem revelar aos jovens quem tinha tomado o quê. Depois de tomados os comprimidos a equipa pediu aos jovens que contassem a historia e novamente 4 dias depois de terem tomado.

Os resultados foram que os jovens que tomaram a dose dupla lembraram-se muito menos das imagens negativas do que os jovens que tomaram a dose normal ou o comprimido falso. Os jovens que tomaram o comprimido falso lembraram-se de 40% a 50% das imagens negativas enquanto que os jovens que tomaram a dose dupla só se lembravam por volta de 30%.

Ao e xplicar este estudo ao Reuters Health Mary e a sua equipa dizem que a metirapona altera a maneira como o nosso cérebro guarda as memórias. Parece que estas alterações removem os aspectos emocionais de memórias negativas baseadas na realidade, alterando assim a realidade real num tipo de mundo de fantasia artificial.

 

2 responses to “Nova droga capaz de alterar memórias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s