Governo dos EUA gasta milhões a testar drogas de rua em macacos

Parece que os Estados Unidos gostam muito de desperdiçar e abusar do dinheiro das taxas pagas pela população. Um dos exemplos mais chocantes é os milhões que são gastos em forma de bolsas que financiam a “investigação científica”.

Um relatório recente do CNS News (http://www.cns…36-million…) diz que, apenas nos últimos 10 anos, o Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA), que é uma divisão do Instituto Nacional de Saúde (NIH), gastou mais de 3,6 milhões de dólares numa pesquisa que envolvia testes de drogas de rua como cocaína e heroína em macacos inocentes, depois então são observados ao longo de grandes períodos de tempo.

O objectivo desta pesquisa, e claro, soa muito bem no papel é que ao estudar os “efeitos fisiológicos” das drogas em macacos, irão ser descobertos os melhores modelos de tratamento de toxicodependência para os seres humanos.

Por exemplo, em 2001 , o Instituto Nacional de Saúde deu mais de 328.000 dólares para um projecto de pesquisa de drogas iniciado pelo Dr. Marilyn E. Carroll, um professor de psiquiatria da Universidade de Minnesota.

Este projecto intitulado “Um modelo primata do Abuso de Drogas: Estratégias de Intervenção” envolve o teste em macacos rhesus de cocaína, álcool, heroína, metadona e fenciclidina (PCP), e depois observam como estas drogas afectam o ciclo menstrual das macacas, entre outras coisas.

Os resultados, que confirmam o que basicamente todos já sabem sobre o vício de drogas, são óbvios, mas até hoje o Instituto Nacional de Saúde  ainda é o quem dá o dinheiro para o projecto, tendo recentemente fornecido mais 386,907 dólares em março.

Quando perguntado pelo CNS News como iria explicar para as famílias médias americanas, que ganham cerca de 52.000 dólares por ano, como justifica gastar milhões em pesquisas, o Instituto Nacional de Saúde diz que acabará por reduzir “o encargo financeiro sobre a sociedade causada pela adição de drogas “, descobrindo novos tratamentos. Dr. Carroll, no entanto, confrontado com a mesma pergunta via mail, telefone e voice-mail, nunca deu uma resposta a CNS News.

Quem será que são os macacos no meio disto tudo…

One response to “Governo dos EUA gasta milhões a testar drogas de rua em macacos

  1. Continuo sem perceber porque não fazem experiências directamente em humanos. Especialmente aqueles em prisão preventiva!
    Ah, é verdade, até os pedófilos têm mais direitos que macaquinhos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s