Japão pede aos cidadãos para plantarem girassóis para remover a radiação dos solos

O devastador terramoto e tsunami que atingiu o Japão em Março causou um desastre nuclear que deixou grandes substâncias radioactivas e outras toxinas no solo em torno de Fukushima.

Mas uma recente campanha foi lançada por funcionários públicos e empresários independentes que estão a concentrar os seus esforços na utilização de girassóis para limpar as zonas contaminadas.

O líder do projecto, Shinji Handa explica o plano de longo prazo. Sementes de girassol serão vendidas aos cidadãos e voluntários que irão planta-las em todos os lugares possíveis. As plantas e sementes que crescerem a partir do solo contaminado serão recolhidas e eliminadas de forma segura, mas enquanto isso, vão criar uma paisagem amarela, uma espécie de espectáculo de esperança e de cura que, idealmente, será visível do espaço.

Além de deixar 23 mil pessoas mortas ou desaparecidas, o terramoto e o tsunami danificaram a central eléctrica de Fukushima, que foi largando material radioactivo durante vários meses. Mas os girassóis representam a esperança e a reconstrução, e à medida que crescem irão ajudar a absorver o césio do solo. Girassóis e plantas com a biologia semelhante também foram utilizadas para limpeza radioactiva após o desastre de Chernobyl, na Ucrânia.

Até agora, mais de 10 mil pacotes de sementes de girassol foram vendidos para cerca de 30 mil pessoas por cerca de $5,70 cada. Um dos principais parceiros do projecto girassol tem sido a cidade de Yokohama, que plantará girassóis nos seus 200 parques. Vender as sementes para os voluntários que assumem a responsabilidade de as plantar oferece melhores oportunidades para o envolvimento da comunidade do que simplesmente aceitar doações.

“Isto é diferente de doações porque as pessoas vão fazer crescer as flores”, diz Handa, “e uma mãe pode dizer aos filhos que ela é como um acto de oração para a reconstrução do nordeste. Eu também espero que o projecto atraia turistas de volta a Fukushima com sementes de girassol nas suas mãos. Gostaria de fazer um labirinto com girassóis para que as crianças possam brincar.”

One response to “Japão pede aos cidadãos para plantarem girassóis para remover a radiação dos solos

  1. Pingback: Testes revelam urina radioactiva em japoneses. | Vida Biológica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s